II Congresso do IBDFAM Centro-Oeste vai debater a evolução do conceito de família

Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM

Com o tema “A parentalidade na contemporaneidade”, o II Congresso do IBDFAM Centro-Oeste acontece nos dias 25 e 26 de outubro, no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O evento reunirá advogados, juízes, desembargadores, promotores, psicólogos, estudantes e renomados nomes do IBDFAM. As inscrições estão abertas no site do Conselho da Justiça Federal e são gratuitas.

O advogado Rodrigo da Cunha Pereira, especialista em Direito de Família e presidente do  Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), irá proferir a palestra de abertura do evento para abordar a evolução do conceito de família. O advogado explica que o Direito de Família é o ramo do Direito que mais se modifica, já que a família está em constante transformação e transcende, sempre, sua própria historicidade. “Apesar das resistências às mudanças, elas veem acontecendo, quer gostemos ou não, queiramos ou não. E é isto que tem feito da família um lugar melhor para se viver”, explica.

unnamed

De acordo com a advogada Marlene Moreira, presidente do IBDFAM seção Goiás e membro da coordenação científica do evento, o congresso enfrentará e discutirá o tema parentalidade em aspectos dos mais diversos, notadamente a socioafetiva e a multiparentalidade.

“O fato é que o Direito precisa acompanhar as rápidas mudanças que a sociedade dita no campo das pessoas e famílias. A evolução do conceito de família, ante a flexibilidade do dia a dia, exige a formulação de regras para os temas famílias biológicas e famílias socioafetivas, que se formam por vínculo afetivo, independentemente de sua composição. Aspiramos então que saiamos desse congresso com ideias cristalizadas, visando sobre o bem-estar da criança”, afirma.

Sobre o evento, a advogada ressalta que a comunidade jurídica e outros setores do saber, como advogados, juízes, promotores e psicólogos, certamente terão oportunidade de acrescer aos seus conhecimentos novos conceitos, estes formulados a partir de situações concretas e pesquisas em situações enfrentadas na convivência familiar.

“Os participantes terão a oportunidade de concordar ou refutar as exposições, certamente antagônicas, sobre um mesmo tema. É então a partir desse confronto de ideias, que ali serão apresentadas, que se extrairá o que existe de melhor para subsidiar a temática”, diz.

O II Congresso do IBDFAM Centro-Oeste vai explorar assuntos dentro do contexto “A Parentalidade na contemporaneidade”, nos quais serão abordados temas ligados à família, hoje nas diversas formas apresentadas. “O enfoque não deixará de abordar a parentalidade biológica, socioafetiva e adoção, isto no campo da eficácia e das habilidades, que são sempre temas tratados em relação à situação que se apresentam na realidade diária”, finaliza Marlene Moreira.

Contribuições do IBDFAM seção Goiás

O IBDFAM seção Goiás contribuirá para a realização do evento de diversas formas, como destaca Marlene Moreira, presidente estadual do instituto.

Além do apoio logístico, a advogada salienta que importantes nomes do IBDFAM-Goiás contribuirão com suas exposições no evento, tais como Maria Luiza Póvoa, advogada e magistrada aposentada da área de família, presidente nacional da Comissão da Pessoa Idosa; Sirlei Martins da Costa, magistrada da Vara de Família de Goiânia; Aline Vieira Tomas, magistrada da Vara de Família de Anápolis-GO, e ainda grandes profissionais da Psicologia, tais como: Analice de Sousa Arruda Vinhal De Carvalho, Handersenn Shouzo Abe e Fabíola Sperandio.

Confira a programação completa aqui e se inscreva.

 

Contact Form Powered By : XYZScripts.com