Pressione "ENTER" para buscar ou ESC para sair

Menores podem viajar sem a autorização do pai?

admin

No último episódio do programa “Diálogos do Direito de Família”, o advogado Rodrigo da Cunha Pereira, especialista em Direito de Família e Sucessões, aborda um tema que tem suscitado muitas dúvidas entre seus seguidores: menores podem viajar sem a autorização do pai?

Assista o vídeo e saiba mais:

O especialista em Direito de Família e Sucessões explica que se o pai não for encontrado, é preciso entrar com um processo judicial na Vara da Infância e da Juventude para que o juiz autorize e supra a assinatura do pai.

“Trata-se de um processo relativamente simples, mas como o Judiciário é muito lento, é importante que se faça com uma certa antecedência. A tendência é que o Judiciário autorize a partir da documentação que deve ser apresentada”, afirma.

O advogado ressalta ainda que, muitas vezes, não é o pai biológico que dará a autorização podendo ser o pai socioafetivo ou o padrasto. “Essa história de paternidade socioafetiva nasceu um pouco dessa necessidade de declarar o pai socioafetivo para que ele, inclusive, supra essa autorização”, completa.

Leia mais sobre o assunto:

É possível viajar com os filhos para o exterior sem autorização do pai?

Quais os documentos necessários para mudar com o filho para o exterior?