Pressione "ENTER" para buscar ou ESC para sair

A TRAVESSA É novas configurações familiares

claudiovalentin

Convite Atravessa É

Projeto “A TRAVESSA É novas configurações familiares” interage Direito, Artes Visuais e Gastronomia em noite de exposição, discussões e performances

“Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia” (Guimarães Rosa)

Atravessar áreas do conhecimento, proporcionar diálogos e novas possibilidades de interação com o público. Esse é o objetivo do projeto “A TRAVESSA É…” que nesta próxima edição irá cruzar discussões sobre os temas mais atuais do Direito de Família. O evento, que será realizado no dia 31 de março às 19h30, tem como tema central as novas configurações familiares a partir de discussões suscitadas pelo Dicionário de Direito de Família e Sucessões do advogado Rodrigo da Cunha Pereira, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família.

O início do trajeto será no espaço ESPAI, ateliê dos artistas Nydia Negromonte & Marcelo Drummond. No espaço, Rodrigo da Cunha Pereira, debaterá o tema central e haverá uma mostra que dialoga com cinco verbetes do Dicionário: Família ectogenética ( Ilustração de Niura Belavinha), Adoção (Ilustração Letícia Grandinetti), Desejo ( Ilustração Agnes Farkasvolgui), Gênero (Ilustração Marcelo Drumond), Herança ( Ilustração Nydia Negromonte).

Em seguida, o público será convidado a atravessar a rua e continuar as trocas em torno da mesa, impulsionados por aromas e sabores da artista e chef Agnes Farkasvolgyi no espaço do Bouquet Garni. Neste instante as portas de ambos estabelecimentos se abrem permitindo o fluxo das pessoas. A chef irá preparar, ao vivo, um jantar com ingredientes inspirados nos verbetes do Dicionário. O público poderá interagir com a performance da chef no momento do preparo do jantar que será servido aos participantes.


ESPAI:

ESPAI, que significa espaço na língua catalã, é mais do que um ateliê nos moldes usuais. A simpática casa dos anos 40, localizada no Bairro Santa Efigênia, além de ser utilizada como espaço de pesquisa e construção de projetos artísticos dos artistas Nydia Negromonte & Marcelo Drummond, tem vocação para iniciativas coletivas e está aberta para a edificação de parcerias em estreito diálogo com outras áreas do conhecimento.

A partir do início de 2014 Nydia Negromonte e Marcelo Drummond passaram a se dedicar à implementação deste novo território artístico, que tem o campo da criação e experimentação plástica como potente recurso de aproximação e interseção com outras práticas do fazer e do pensar. Literatura, culinária, dança, música, antropologia e arquitetura serão interlocutores constantes.

Espaço Escola Bouquet Garni

O Espaço Escola Bouquet Garni existe há 3 anos. É um espaço dedicado a aulas de culinária e encontros em torno da uma boa e bela mesa. Foi projetado e construído para suprir a demanda de uma cozinha montada especificamente para o ensino; equipamentos de ponta, vasilhame exclusivo, mobiliário e decoração cuidadosos. As sócias Agnes Farkasvolgyi e Karen Piroli ensinam os segredos e truques da cozinha desde 1996. Antes da inauguração deste espaço, as aulas aconteciam nas cozinhas do bufê e tinham que ser ministradas a noite. Com o novo espaço, a escola atende alunos do ensino médio, crianças, grupos com uma demanda específica, além dos antigos alunos que querem a cada dia aprimorar esse conhecimento. Assim como a produção no bufê, que em 2016 completa 27 anos, a gastronomia ensinada é criativa com raízes nas cozinhas clássicas mundiais.

Dicionário de Direito de Família e Sucessões:

Fruto da maturidade e de investigações rigorosas de seu ilustre autor, o Dicionário vem, efetivamente, preencher uma lacuna na literatura jurídica brasileira. Rodrigo da Cunha Pereira é autor consagrado, tendo escrito diversos livros sobre aspectos do Direito das Famílias, além de outras dezenas de capítulos de livros e de artigos em revistas especializadas. Conjuga, como poucos, intensa produção intelectual e atividade profissional. O Dicionário reúne uma compilação de verbetes com a significação de termos que afluem com frequência nas relações afetivas, neste milênio, além de reunir composições, poesia e ilustrações.

Serviço:

Quinta [dia 31 de Março] da 19:30 às 22:30hs

Local: Espaço Escola Bouquet Garni: rua Tenente Anastácio de Moura, 676 e

ESPAI: rua Tenente Anastácio de Moura, 683, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte.

Interessados em participar devem entrar em contato:
nydianegromonte@uol.com.br /31-98704-2030
agnes@bouquetgarni.com.br / 31 – 99942-0980 :

Informações para a imprensa:
Pâmilla Vilas Boas – (31) 9 8749-2044
Maran Oliveira – (31) 9 9232-6154