Pressione "ENTER" para buscar ou ESC para sair

Evento discute as diferentes vivências relacionadas à adoção

claudiovalentin

Começa amanhã o Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ENAPA 2015. O evento vai de 04 a 06 de junho de 2015 e acontece no Hotel Dayrell & Centro de Convenções em Belo Horizonte. A abertura será no dia 04 às 18 horas. No dia 05, a partir das 08 horas, acontecerão as seguintes mesas de debates: “Direito à Família: Quais as possibilidades do amor? Quais as oportunidades da criança?”, “Adolesci na instituição: o que vai ser de mim?”. A partir das 16 horas o advogado Rodrigo da Cunha Pereira, especialista em Direito de Família e Sucessões irá debater: “Preferência pela família biológica: legal ou justo?”.

A proposta, segundo Rodrigo da Cunha, é discutir a paternidade e maternidade enquanto funções que não precisa ser exercida necessariamente pelos genitores. “Assim, a figura do pai ou mãe pode ser assumida por uma série de pessoas ou personagens, como: o genitor, o marido da mãe, o companheiro da mãe, o protetor da mulher durante a gravidez, o tio, o avô, aquele que cria a criança, aquele que dá seu sobrenome, aquele que reconhece a criança legal ou ritualmente, aquele que fez a adoção…”

Para o advogado essa distinção é importante sobretudo para desmitificar a relação da sociedade ocidental com os aspectos biológicos, reconhecendo assim a socioafetividade como algo legítimo e socialmente possível.

O Encontro é realizado pelo Grupo de Apoio à Adoção BENQUERER, sediado em Belo Horizonte, como o apoio da ANGAAD – Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção. O Tema central da edição 2015 é “Adoção: vivências e convivências”. O foco é debater uma nova cultura da adoção, privilegiando os interesses da criança e do adolescente, estimulando as adoções necessárias.

O XX ENAPA é uma oportunidade para a visibilidade das questões relacionadas ao abandono e a adoção de crianças e adolescentes, além de consolidar o movimento pró-adoção. Será desenvolvido numa perspectiva de amadurecimento de discussões, troca de experiências, ampliação e fortalecimento da Rede Nacional de Grupos de Apoio à Adoção, assim como a multiplicação de agentes apontando para vivências e convivências no processo adotivo. Entre todas as mesas haverá depoimentos e apresentações de projetos e culturais.

Mais informações.

dollarphotoclub